Mais mídias

A pandemia e o cotidiano das escolas

A live promovida pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) integra a Ocupação Docente das redes da ANPEd no mês de outubro, confira a programação no portal da Associação.

Conforme proposto pela profa. Inês Barbosa de Oliveira, eu, Nilcéia Moreira e Graça Reis compartilhamos como têm sido os cotidianos das escolas no contexto da maior crise sanitária que vivemos. Pude compartilhar como as escolas da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba-SP têm criado/construído soluções e alternativas, potencializadas pelo que tem proposto a SME-Pinda.

Roda de conversa com o GEPEm - VEm Brasil

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GEPEm- FEUSP) foi criado no ano de 1998, pelo prof. Ubiratan D’Ambrosio e pela profa. Maria do Carmo Domite, tornando-se, dois anos depois, responsável pelo Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (I CBEm). Eu, Andreia Conrado e Cristiane Coppe falamos mais sobre a trajetória desse grupo no VEm Brasil.

Encontro de 20 anos do GEPEm

Durante o encontro que celebrou os 20 anos do GEPEm, participei de um diálogo com o professor Ubiratan D’Ambrosio.

Matemática, cultura e sociedade

Durante Agosto e Outubro de 2019, os profs. Drs. Andreia Conrado e Júlio Valle ministraram, na Ação Educativa, a formação “Etnomatemática e Territórios Educativos: matemática, cultura e sociedade” para pouco mais de trinta participantes, professoras, professores, estudantes e coordenadoras, interessados em se aprofundar nessas possibilidades de interlocução.

Participei do Podcast Educaramba

“O Fundeb foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas… e aí? O que isso significa? Como as políticas públicas influenciam o dia a dia de educadores e professores em todo o país? No quinto episódio da segunda temporada do Educaramba, Marcelo Ganzela conversa com convidados que nos ajudam a entender caminhos para uma participação cidadã ativa em meio à rotina escolar.” (Programa divulgado no dia 05 de Agosto de 2020.  Nele, participo com Cesar Calegari.)

A escola que queremos

Documentário elaborado como parte integrante da Tese de Doutorado do professor Júlio César Augusto do Valle, apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), intitulada “A inversão do vetor nas políticas curriculares: o Movimento de Reorientação Curricular de Freire em São Paulo (1989-1992)”.

Troca de Saberes - Colégio Progressão Pinda

O Colégio Progressão realizou em outubro o projeto Troca de Saberes – Especial do Dia dos Professores, com o tema, “A educação no século XXI: compartilhando experiências” na Unidade de Pindamonhangaba. O evento contou com a participação dos professores Prof. João Luís de Almeida Machado, supervisor pedagógico em mídias digitais no Sistema de Ensino Poliedro, Prof. Ms. Júlio César Augusto Valle, secretário de educação do município de Pindamonhangaba e a Profa. Dra. Cristiane Cobra, professora de filosofia da Universidade de Taubaté.

Veja mais!

Currículo e Território - Blog Estadão

“Se quer te tornar universal, comece por pintar a tua aldeia” (Leon Tolstói)

Afinal de contas, currículo tem a ver com nossa aldeia?

Dias de aprender

O registro de dois momentos bastante especiais, desses que nos enchem de saudades, durante o percurso do mestrado. Estão nas fotos comigo a minha orientadora Maria do Carmo Domite e, como examinadores, os professores Ubiratan D’Ambrosio e Rogério Ferreira, além de membros do GEPEm igualmente queridos: Vanísio, Liu, Rodrigo, Val, Keli e Andreia!

Maria do Carmo Domite, Ubiratan D'Ambrosio e Paulo Freire