SME - Pinda
(2017-2020)

 

De Janeiro de 2017 a Março de 2020, enfrentei um dos maiores e mais bonitos desafios que a vida me apresentou: me tornei Secretário Municipal de Educação e Cultura de minha cidade natal, Pindamonhangaba-SP.

Neste espaço, compartilho um cadinho do que fizemos (no plural, porque reflete o esforço de muita gente mesmo!)

 

Depois de uma disputa acirrada no pleito municipal entre os candidatos Isael Domingues e Vito Ardito, este último tendo sido já prefeito da cidade algumas vezes, o primeiro foi eleito!

Numa noite de Novembro, em 2016, recebi o convite para me apresentar na Coletiva de Imprensa que ocorreria em Dezembro como Secretário Municipal de Educação e Cultura.

 

Dali a dois anos, em 2018, conseguiríamos, de forma inédita no município, constituir uma pasta própria para a Cultura, fortalecendo as políticas da área com o mestre Alcemir Palma, que até então havia sido comigo Diretor do Departamento de Cultura.

Tornei-me, então, o primeiro Secretário Municipal de Educação responsável exclusivamente pelas políticas educacionais da cidade, onde estive até Março de 2020. Em meio à Pandemia e à convocação para o concurso no qual fui aprovado na USP, minha querida Luciana Ferreira, até então Diretora de Ação Educativa e Pedagógica, assumiu a continuidade do trabalho realizado por nós.

Informeduca: comunicar-educar

 

A partir de 2017, demos início ao registro e compartilhamento sistemático das ações a que nos dedicávamos, nasceu o Informeduca!

O informativo digital com periodicidade mensal chegava a todas as professoras, professores, funcionárias e funcionários, quase mil e quinhentas (1500) pessoas.

As escolas participavam ativamente de sua construção compartilhando projetos e iniciativas que estavam realizando, inclusive para que outras unidades tomassem conhecimento.

 

 

 

 

Entre tantas outras iniciativas, o informativo tem uma coluna chamada “Orçamento público ao alcance de todos”, em que apresentávamos tópicos a serem lidos/debatidos na rede assim como um registro das visitas que eu realizava.

As edições de 2017, 2018 e 2019, estão todas disponíveis nos links abaixo.

A escola em seu território

O Projeto “A Escola em seu Território”, que se tornou conhecido na rede como Projeto Território consistiu na investigação ativa da escola sobre seu próprio território, destacando atores, interlocutores, apresentando os projetos pedagógicos realizados durante anos, sob a perspectiva de cada comunidade escolar.

Às escolas que aderiram ao projeto era facultada a produção de uma revista sistematizando e apresentando todo o processo dessa investigação da comunidade escolar sobre a escola e seu território.

 

Na imagem acima, as crianças-autoras da Revista Projeto Território da Escola Municipal Dona Minica, com a diretora Valéria, no momento de lançamento da primeira edição.

 

Muitas creches aderiram ao projeto e produziram trabalhos bastante sensíveis e cheios de potência com as crianças pequenas, muito pequenas e os bebês!

Ao lado a imagem de parte da comunidade que se dedicou à escrita e produção da revista junto com a diretora Bety!

 

 

Um pouco dessa experiência foi apresentada em forma de pôster no Congresso Internacional Crianças e Territórios de Infâncias, realizado pela Universidade de Brasília (UnB)!


Trilhos Pedagógicos

No início do segundo semestre de 2017, a Secretaria de Educação e Cultura estabeleceu uma parceria com a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) do governo estadual para efetivação do Projeto Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania.

 

Tendo mobilizado, desde sua criação, mais de cinco mil pessoas, entre alunas e alunos, professoras e funcionários, assim como gestoras/es, o Projeto proporciona a ida ao Reino das Águas Claras, balneário da área rural da cidade.

Quando o Trilhos Pedagógicos completou seu primeiro ano de realização, em 2018, a SME-Pinda e a EFCJ-SP produziram, em parceria, um material paradidático para subsidiar o projeto.

A partir de então, todas as turmas que participaram do Projeto receberam seu material, que contou com a contribuição de professoras e professores da rede! Quer conhecê-lo?